Search

Livros Sobre Reiki que Recomendo









Por Gabriel Meissner

Dada a grande diversidade de livros sobre Reiki que se encontram nas prateleiras das livrarias atualmente, pode ser difícil escolher qual ou quais comprar. Principalmente se você ainda não é reikiano ou foi iniciado recentemente. Então surge naturalmente a dúvida: que critérios devo usar para escolher um livro sobre Reiki?

Para ajudá-lo, vou estabelecer alguns critérios que servem para avaliar um livro de Reiki e em seguida recomendar livros que obedeçam a eles e que eu recomendo.

Primeiro critério: ORIGINALIDADE

Se escolhermos aleatoriamente dez livros para analisá-los, provavelmente veremos que cerca de nove repetem uns as informações contidas nos outros. De modo que não valeria a pena comprar todos.

Então, antes de tudo, ao pegar um livro na mão, é preciso pensar: “o que de novo e valioso este livro tem a me oferecer?

Segundo critério: INFORMAÇÕES ATUALIZADAS E PRECISAS

Até cerca de 10 anos atrás, praticamente não haviam informações seguras sobre a origem do Reiki no Japão e a vida de Mikao Usui, seu fundador.

Além disso, em muitas linhagens práticas de origens diversas foram adicionadas ao Reiki, misturando-o a influências alheias. Em alguns casos, isso o descaracterizou até torná-lo praticamente irreconhecível. De forma que muitas vezes se confundem práticas estranhas ao Reiki como fazendo parte do seu corpo de ensinamentos e técnicas.

Ainda hoje, muitos livros repetem informações bastante desatualizadas quanto à história do Reiki e adicionando práticas não-reikianas ao sistema sem informar de que se tratam de criações recentes.

Aí chegamos a mais uma pergunta que devemos fazer ao avaliar um livro: posso confiar nestas informações?”

Terceiro critério: CREDENCIAIS DO AUTOR

Obviamente, quanto mais experiente um autor é e quanto mais profundamente estudou o Reiki, mais ele tem a compartilhar com seus leitores. Uma boa medida é sempre procurarmos saber quem é o autor e o que ele já fez pelo Reiki.

Quarto critério: QUALIDADE DO TEXTO

Para aproveitarmos a leitura integralmente, o texto deve ter sido realmente bem escrito e traduzido (se for o caso). Ele deve fluir com naturalidade, ser claro e compreensível e, também, nos instigar a refletir e investigar mais o tema de que trata.

Então, que livros eu recomendo, baseando-me nestes critérios?

Existem muitos livros interessantes sobre Reiki nos dias atuais. E, sem dúvida, os melhores e mais úteis são os escritos por Frank Arjava Petter.

Arjava é, provavelmente, o maior especialista em Reiki morando e ensinando no ocidente. Após tornar-se mestre na linhagem ocidental, morou no Japão, aonde investigou profundamente as origens do Reiki, conseguindo revelar a verdadeira história do Reiki. Além disso, foi treinado nas técnicas japonesas originais de Reiki, muitas das quais não haviam sido transmitidas ao ocidente.

A cada livro, Arjava Petter procura compartilhar informações novas e relevantes a qualquer reikiano. Seus livros não se repetem, complementando-se muito bem uns aos outros, formando um todo coeso e coerente.

Vou falar um pouco sobre cada livro.

O Fogo do Reiki

Este livro foi um marco na comunidade reikiana. Foi o primeiro a divulgar informações precisas e comprovadas documentalmente sobre a história do Reiki.

Entre outras coisas, este livro proporciona e fornece:

- Uma tradução do memorial do Mikao Usui – o principal documento histórico sobre a sua vida e sobre a fundação do Reiki, tendo sido escrito por Ushida, seu sucessor.

- Como os níveis do Reiki são divididos na Japão (a divisão é diferente da maneira ocidental)

-Instruções sobre como praticar o Reiki e como usá-lo para o seu desenvolvimento pessoal e espiritual.

Esta é uma leitura obrigatória a todos que levam o Reiki a sério!

Adquira um exemplar.

Reiki – O Legado de Dr.Usui

Neste livro, Arjava Petter publica pela primeira vez no ocidente parte do manual que Mikao Usui entregava a seus alunos. Temos aqui disponível as palavras do próprio Fundador, demolindo o mito de que o Reiki era uma tradição oral no Japão.

Adicionalmente, Arjava fornece mais novos dados das sua pesquisa continuada sobre a história do Reiki, além de uma análise astrológica e numerológica da personalidade de Mikao Usui. E continua a oferecer reflexões instigantes e dicas práticas sobre como usar o Reiki para o nosso desenvolvimento pessoal.

Adquira um exemplar.

Manual de Reiki do Dr.Usui

Apesar de pequeno e rápido de ler, é uma mina de informações preciosas, incluindo partes do manual de Mikao Usui que não constavam na publicação anterior.

O que aprendemos com a sua leitura:

- Os fundamentos budistas do Reiki

- Algumas técnicas japonesas originais de Reiki: gassho, Reiji-ho, Chyrio e joshin kokyuu-Ho

- Instruções detalhadas sobre como Mikao Usui recomendava que cada doença fosse tratada, incluindo um apêndice fotográfico demonstrando todas as posições.

Adquira um exemplar.

A Técnica de Reiki do Dr. Hayashi

Neste livro, Frank Arjava Petter detalha a técnica de Reiki conforme ensinada por Chujiro Hayashi, um dos mestres iniciados pelo próprio Usui.

Este livro foi escrito em co-autoria com Tadao Yamaguchi, filho Chiyoko Yamaguchi, mestra de Reiki iniciada por Hayashi Sensei. Com eles, Arjava Petter refez o seu mestrado de Reiki, obtendo acesso às técnicas originais de Mikao Usui.

É um livro muito prático em que se aprende, entre outras coisas:

- Byosen – técnica para sentir as áreas do corpo que necessitam de Reiki (inclui exercícios para desenvolver esta técnica até obter proficiência nela).

- Ketsueki Kokan (técnica da circulação sangüínea) – uma técnica simples de massagem que Hayashi recomendava que fosse feita ao final da aplicação de Reiki.

- Ryoho Shishin – um plano de tratamento para uma grande variedade de doenças e desarmonias, incluindo um apêndice fotográfico, que facilita o aprendizado e a consulta. Este plano de tratamento difere do ensinado no livro anterior.

Adquira um exemplar.

As Mais Belas Técnicas de Reiki

Escrito em co-autoria com Walter Lübeck (criador do Rainbow Reiki), é o mais prático de todos os livros publicados por Arjava Petter.

É uma coletânea de técnicas de Reiki para todos os níveis. Estas técnicas formam uma excelente expansão para a prática de qualquer reikiano.

Exemplos de técnicas ensinadas, entre muitas outras:

- Massagem da aura com Reiki

- Como abrir e fechar os chakras com Reiki

- Tratamento à distância da personalidade da infância

- Meditação com o símbolo de tratamento à distância

- Meditação com o símbolo de mestre

- Proteção contra os vampiros de energia

Adquira um exemplar.

Por ora, encerro as recomendações de livros sobre Reiki. Em breve, recomendarei outros livros além dos escritos por Frank Arjava Petter.

Se você estiver em dúvida sobre qual livro comprar para começar o seu aprendizado, recomendo fortemente O Fogo do Reiki. De todos os livros disponíveis atualmente, é sem nenhuma dúvida o mais importante.

Compare Preços de Reiki Frank Arjava Petter

1 comentários:

Projetora disse...

Olá! Ótimos comentários sobre cada livro. Bastante útil. Agradeço!