Search

Os Símbolos do Reiki - Parte 1


Por Gabriel Meissner. São Paulo, 06 de maio de 2007.

Tema tão comentado, os símbolos usados no Reiki são um tema que gera muita curiosidade entre não-reikianos e discussões entre reikianos. Muitas e diferentes são as opiniões a seu respeito e às vezes podemos nos perder entre as várias abordagens sobre o tema, sem obter uma resposta definitiva. Isto é natural e acredito que, ao longo da leitura, você entenderá porque.

O objetivo deste artigo é informar, esclarecer e desmistificar diversos aspectos relativos a este tema. Foi escrito tanto para iniciados quanto não-iniciados e desejo que seja realmente útil a todos que o lerem. Como é um artigo longo, para facilitar a leitura, eu o dividi nos seguintes tópicos:
  • O que são e para que servem?
  • Os símbolos do Reiki são secretos?
  • A origem dos símbolos
  • São absolutamente necessários?
  • Palavras finais e indicações de leitura

O que são e para que servem?

Os símbolos são usados para aplicar-se Reiki tendo em vista objetivos específicos. Mentalizando-os e entoando seus nomes, o reikiano pode focar a atuação da energia para fins distintos. Dessa forma, cada símbolo possui um uso específico e é usado dependendo do resultado que se espera obter. Tradicionalmente, há quatro símbolos, embora alguns estilos, como o Karuna, o Tera Mai e o Seichim, tenham adicionado muitos outros.

O primeiro símbolo chama-se Chokurei. Este é o símbolo que foca a atuação do Reiki no nível corpo.

O segundo símbolo, chamado Seiheki, é o símbolo de cura mental/emocional e é usado para tratar de estados psicológicos, maus hábitos, vícios etc.

O terceiro é o Hon Sha Ze Sho Nen. É o símbolo de cura à distância. É ele que nos permite aplicar Reiki sem estar cara-a-cara com quem o receberá. É também o símbolo que permite enviar Reiki ao passado (para o tratamento de traumas) e para o futuro (para programar Reiki a uma situação futura, como um entrevista de emprego, por exemplo).

O quarto símbolo é o Dai Ko Myo, conhecido como símbolo do mestre. Seu principal uso é a realização de iniciações no Reiki. Também pode ser usado para substituir todos os símbolos anteriores, com o mesmo efeito, como se os unisse. É um símbolo que foca o desenvolvimento espiritual, sendo excelente para a prática da meditação.

Os três primeiros símbolos eram ensinados por Mikao Usui, fundador do Reiki, no Nível 2. Alguns mestres, atualmente, ensinam o primeiro símbolo no Nível 1 e os outros dois no Nível 2. O quarto símbolo é ensinado no Nível 3A.

Claro que este é um resumo dos principais usos dos símbolos. Não haveria espaço neste artigo para descrever todas as suas possibilidades, mesmo porque estas estão em contínuo crescimento, dada a criatividade de muitos reikianos em descobrir novas maneiras de aplicá-los. Como já disse anteriormente no artigo "A Terapia Reiki", o Reiki é muito versátil e seus símbolos não poderiam deixar de sê-lo também!

Os símbolos do Reiki são secretos?

Quando o Reiki começou a ser ensinado no ocidente, no final da década de 30, Hawayo Takata dizia a seus alunos que os símbolos são sagrados e, portanto, secretos. Este ensinamento, porém, é muito questionado atualmente e as evidências levam à conclusão de que é uma inverdade.

Na década de 90, alguns mestres ocidentais de Reiki decidiram investigar suas origens no Japão, afim de esclarecer temas que pareciam obscuros e míticos e obter uma compreensão melhor do Reiki. Entre estes mestres, destaca-se Frank Arjava Petter, que publicou muitas de suas descobertas nos livros O Fogo do Reiki e Reiki – O Legado de Dr. Mikao Usui, os quais recomendo fortemente a todos que se interessam pelo assunto.

Uma das descobertas de Frank Arjava Petter e outros mestres foi a de que, no Japão, os símbolos nunca foram secretos. E de que já eram conhecidos antes de Mikao Usui sequer ter nascido, fazendo parte de tradições religiosas do país. É desta forma que as evidências históricas vão contra o segredo dos símbolos.

É por isso que não faz sentido a animosidade que alguns reikianos demonstram com autores de livros e websites que publicam os símbolos. Os mestres que os “revelaram” a não-iniciados simplesmente o fizeram para desmistificar este engano. Eles simplesmente “revelaram” o que nunca foi verdadeiramente “velado”.

Agora, vamos pensar no raciocínio de que os símbolos devem ser secretos porque são sagrados. Ora, não existe nenhuma relação direta entre sacralidade e secretismo. A cruz é sagrada, assim como o OM, a estrela de seis pontas e tantos outros símbolos que nunca foram secretos. O que é sagrado deve ser respeitado, não necessariamente mantido em segredo. Devemos evitar não o segredo, mas a banalização.

Também convém questionar-se o motivo de se querer manter segredo. Todos sabem que muita gente gosta de estar de posse de um “conhecimento secreto”. Esta posse nos faz sentir parte de uma “elite”, diferente das “massas” e dá uma falsa sensação de poder e superioridade. Isso é puro nonsense e vaidade. Precisamos disso no Reiki? Acredito que não.

Além de tudo isso, há também a questão legal. Para a legislação brasileira, oferecer cura/tratamento usado métodos secretos – inclua símbolos secretos neste caso – é crime de charlatanismo. E o “infrator”, neste caso, o reikiano, pode ser punido com a prisão.

Pode parecer absurdo, mas há lógica nisso. Se eu for a um médico e ele me receitar um remédio, quero ter o direito de perguntar a ele sobre a medicação, seus princípios ativos, sua ação no organismo e possíveis efeitos colaterais. Caso ele não queira me responder nada, certamente ficarei muito desconfiado e acharei seu comportamento anti-ético, para dizer o mínimo.

O mesmo poderia acontecer a uma pessoa que procurasse tratamento com um reikiano e, ao perguntar sobre seus métodos, o terapeuta fizesse segredo, recusando-se a dar as explicações devidas. Se estivesse em seu lugar, eu me sentiria profundamente incomodado. Quem recebe um tratamento, de qualquer espécie, tem o direito de saber como está sendo tratado e porque.

Leia o restante do artigo!

Adquira livros de Reiki no Submarino:

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa essa postagem, parabéns!
Concodro com o que você disse, devemos ser claros em nossas atitudes e o Reiki nos possibilita um autoconhecimento enorme quando praticado, e quanto mais estudamos mais esclarecidos ficamos.

Paz e prosperidade
Rafael Lorencine