Search

Como funciona a iniciação do Reiki?


Por Gabriel Meissner. São Paulo, 06 de abril de 2007.

Como já expliquei em artigos anteriores - como A Terapia Reiki e Reiki Como Caminho, v.2 – parte essencial do aprendizado do Reiki é passar por um ritual de iniciação. É ele que despertará a habilidade de canalizar a energia vital universal, habilidade que é latente em todos os seres humanos.

Se você não é reikiano, provavelmente está curioso para saber como é este ritual. Vou lhe explicar brevemente:

O aluno senta-se em uma cadeira, com as costas retas e as mãos unidas na altura do coração, em meditação. O mestre realizará alguns procedimentos simples, em que usará os símbolos do Reiki, seus mantras, toques sutis e o sopro para desbloquear os canais de energia do aluno. A partir deste momento, a energia vital universal fluirá por suas mãos sempre que desejar.

Este é um ritual simples e rápido, mas que pode ao mesmo tempo ser muito profundo e tocante. Ainda me emociono quando lembro da minha primeira iniciação em Reiki, na qual tive uma experiência de expansão da consciência como poucas outras vezes tive.

Você pode ter ouvido alguns reikianos chamarem a iniciação de sintonização. Este termo é usado devido à maneira como Hawayo Takata (introdutora do método no ocidente) explicava a iniciação.

Ela costumava dizer que iniciar uma pessoa em Reiki é como sintonizar um rádio. Se queremos ouvir uma determinada estação, sintonizamos o rádio nesta mesma freqüência que ela. Igualmente, se queremos que a pessoa passe a canalizar o Reiki, precisamos colocar o aluno na mesma sintonia que esta energia.

Também é possível que você já tenha ouvido falar é referente à atuação de guias espirituais na iniciação (e nas aplicações).

Com certeza, esta concepção não faz parte dos ensinamentos originais de Mikao Usui (o fundador). O Reiki não se fundamenta na nossa cooperação com espíritos desencarnados, como ocorre no passe espírita. Desta forma, não é realmente necessária a presença de guias espirituais para que as iniciações (e aplicações) sejam eficazes. Ao contrário, tudo depende da habilitação do mestre.

No entanto, muitos reikianos – e eu me incluo entre eles – acreditam que guias espirituais estarão presentes em qualquer trabalho energético que vise a cura e o benefício da humanidade. Dessa forma, há quem sinta a presença de seus mentores em iniciações e aplicações de Reiki, ou mesmo quem os vê. Nosso mentores não são os responsáveis pelo trabalho, mas acredito que realmente ajudem no mesmo.

Se você está interessado em fazer um curso de Reiki e quer aproveitar ao máximo a sua experiência durante a iniciação, aqui vai um conselho: não forme expectativas!

Durante a iniciação, tudo pode acontecer, inclusive nada.

Há pessoas que durante a iniciação passam por momentos de expansão da consciência, têm visões, recebem profundos insights etc. Outras pessoas apenas sentem a energia começando a fluir e, geralmente, uma sensação de calor. Outras, nada sentem e chegam a ficar na dúvida se foram iniciados mesmo. Estes muitas vezes só se convencem de que a iniciação realmente aconteceu durante a prática, quando sente a energia fluindo ou quando as pessoas que trata relatam que sentem a energia fluindo de suas mãos.

Isto não significa que a iniciação de uns é melhor ou pior do que a de outros. Pelo contrário, o objetivo desta iniciação não é propiciar visões ou estados alterados de consciência. É simplesmente despertar a capacidade de cura do aluno. Outras experiências podem surgir, mas não são o que se procura através deste método.

Por que a iniciação é necessária? Não se pode aprender Reiki de outras maneiras, como através de livros ou de práticas de energização?

Não, certamente não. A iniciação é fundamental para o aprendizado do Reiki. Como já explicado, é ela que desperta a habilidade de canalizar a energia vital universal.

Existem outros métodos de canalização de energia que não utilizam a iniciação como método de aprendizado, como o Chi Gung e a cura prânica, por exemplo. Mas são métodos mais difíceis de serem aprendidos e exigem longos períodos de prática para se tornar um canal eficiente de energia curativa. Quando estes longos períodos e intensa dedicação não são devidamente observados pelo aluno, ocorre que ele precisa se esforçar mais para realizar tratamentos e pode perder sua própria energia no processo.

A grande realização de Mikao Usui foi justamente descobrir um método de aprendizado que não exige longos períodos de prática e dedicação e no qual não haja o risco de usar sua energia pessoal no tratamento, mas somente a energia universal. Este método descoberto por ele foi a iniciação.

Por isso, a iniciação é necessária. Sem ela, não há Reiki.

É possível a auto-iniciação? Afinal, quem iniciou Mikao Usui?

Pode-se dizer que Mikao Usui foi auto-iniciado no Reiki. Mas daí para dizer que podemos fazer o mesmo é um longo caminho.... Usui Sensei levou toda uma vida de intensa dedicação espiritual e a outras práticas de cura energética (foi um experiente praticante do Chi Gung) para descobrir o método que nos legou e que honramos. Certamente, não foi um peso leve espiritual, foi uma pessoa extraordinária, com experiência e habilidade inata muito acima da média. Quantas pessoas extraordinárias assim existem no mundo?

Para finalizar, quero lembrar que passar por uma iniciação, assim como conceder uma, é uma vivência maravilhosa. É o começo de uma nova etapa na sua vida, de novas possibilidade e novos horizontes. Não é um ritual vazio ou meramente uma formalidade, mas uma experiência de grande potencial transformador. É o despertar do nosso poder interior.

Sobre o autor: Gabriel Meissner é Mestre de Reiki e ministra cursos na cidade de São Paulo. É também terapeuta floral, autor de artigos sobre terapias holísticas e espiritualidade e pesquisador de tradições espirituais do ocidente e do oriente. Entre em contato: gabriel.meissner@gmail.com.

2 comentários:

calamity jane disse...

Curioso! Fui iniciada há dias e na segunda sintonização, quando o meu mestre abriu as minhas mãos para aí colocar as suas, visualizei-as (às minhas) exactamente como mostra a imagem (sem o símbolo...).
Outra experiência muita intensa foi, não ao longo da iniciação mas numa sessão de tratamento em que este mesmo mestre decidiu iniciar-me: tive o que se pode chamar de viagem astral, ou como você refere, expansão de consciência. Tive visões muito intensas, estive em locais onde julgava muito difícil aceder sem longos anos de práticas espirituais. Locais que muita gente duvida até serem reais...

Anônimo disse...

Olá! Gostaria de saber se vc pode me tirar uma dúvida!

Tive uma iniciação em Reiki há 15 dias e há doze dias os musculos do meu pescoço próximo da cabeça doem muito quando giro o pecoço. Na iniciação eu também fiquei com a garganta fechada e o Amigo (Terapeuta) que me iniciou disse que era o chacra da garganta que estava fechado ou algo assim que não lembro bem.

Gostaria de saber se isto é normal de acontecer numa iniciação e se a dor no pescoço tem algo relacionado com o Reiki?

Att,
Maria Célia
falarcomci@gmail.com