Search

Reiki como Caminho, v.2

Por Gabriel Mallet Meissner.

Versão original: 11 de dezembro de 2004.

Segunda versão: 25 de março de 2007.

O Reiki é bastante conhecido no ocidente como uma terapia holística, através da imposição de mãos, que visa a recuperação, o aumento e a manutenção da saúde do ser humano. Essa é uma grande verdade, mas não a verdade inteira. Um aspecto menos conhecido e mais importante do Reiki é o de que ele é, essencialmente, um caminho de desenvolvimento pessoal e espiritual. Nesse artigo, vou detalhar como o Reiki pode ser vivido como caminho e não apenas como terapia.

Vamos começar do início. E o início começa com a...

...INICIAÇÃO

Para tornar-se reikiano é preciso ser iniciado por um mestre habilitado, cuja linhagem remonte a Mikao Usui, o descobridor do Reiki. Durante a iniciação, os canais de energia do iniciando são limpos de todo bloqueio que antes impedia a canalização da energia universal. A partir deste momento, o iniciando torna-se reikiano pelo resto da vida.

A energia universal está ligada à consciência universal, que tudo permeia e dirige no universo. Isso é essencial para compreender o Reiki como caminho. Ao nos tornarmos reikianos, é aberta a nós a possibilidade de autotranscendência, de sentir e perceber a consciência universal, que é mais ampla do que o nosso ego. Ser iniciado no Reiki não garante a autotranscendência, mas a facilita e isto tem sido notado nas mudanças que ocorrem na vida de muitos reikianos. Para que este caminho ocorra contínua e progressivamente, é preciso que o novo reikiano crie o ambiente interior que lhe seja propício. E este ambiente interior é criado pela...

... MEDITAÇÃO

Mikao Usui ensinava seus alunos a meditarem regularmente. Isso continua a ser ensinado por mestres reikianos no ocidente e no oriente. No Reiki, há basicamente duas técnicas de meditação: gassho, ensinado no Nível 1, e hatsurei-ho, ensinado no Nível 2. Neste artigo falarei somente da primeira. A segunda, sempre ensinada no oriente, raramente é ensinada no ocidente.

Para praticá-la, sente-se em uma postura adequada. Tradicionalmente, senta-se na postura zen – isto é, de joelhos, com os dedos do pé dobrados para trás, apoiando a coluna nos calcanhares, as mãos nas coxas e os olhos fitando a linha do horizonte.

Esta postura é desconfortável para a maioria. Alternativamente, pode-se usar a postura egípcia: sentado em uma cadeira de espaldar reto, com a coluna ereta, os pés juntos, as mãos sobre as coxas e os olhos fitando a linha do horizonte, tal como na postura zen.

Nesta posição, respire lenta e profundamente algumas vezes e em seguida coloque as mãos unidas, como em prece, na altura do coração. Esta é a postura gassho, que significa “mãos em prece”. Sua atenção deve se concentrar no ponto em que os dois dedos médios se encontram. Enquanto concentra sua mente neste ponto, realize a respiração abdominal.

Na inspiração, preenche-se de ar primeiramente a região abdominal e em seguida o tórax. Na expiração, também se solta o ar começando na região abdominal. Na inspiração, deve-se expandir o abdome e, na expiração, contraí-lo. Desta forma, a respiração torna-se profunda, como é o natural. Além de profunda, deve ser rítmica, inspirando-se e expirando-se contando até 5 e retendo a respiração entre a inspiração e a expiração contando até 2.

Sentado em uma postura adequada, respirando profunda e ritmicamente e concentrando sua atenção no ponto em que os dedos médios se encontram, logo sua mente se acalmará e começará a silenciar. Caso surja algum pensamento persistente, não lute contra ele. Apenas volte sua atenção para o ponto de encontro dos dedos médios.

Com a mente silenciada, recite três vezes os Cinco Princípios do Reiki. Recitados com a mente silenciada, os Cinco Princípios são melhor captados pelo seu inconsciente e passam a agir na sua vida cotidiana.

Após recitá-los, permaneça mais algum tempo em gassho, concentrando sua atenção no ponto de encontro dos dedos médios, “curtindo” a sensação de paz e serenidade que resulta desta meditação.

O ideal é permanecer ao menos 20 minutos em meditação, duas vezes ao dia. Se não conseguir, não se preocupe e não veja isso como um fracasso. Apenas estabeleça como meta conseguir ficar 20 minutos em meditação e continue praticando disciplinadamente. Os resultados virão a todos que se aplicarem corretamente.

Mas a busca pelo desenvolvimento pessoal não ocorre apenas durante as sessões de meditação. Podemos e devemos buscar nos desenvolver em todo momento de nossas vidas. E para isso precisamos da...

... VIGILÂNCIA DE SI MESMO

Vigilância de si mesmo significa estar atento às suas atitudes, pensamentos, emoções, postura física etc. Com auto-atenção torna-se mais fácil notar seus defeitos e corrigi-los.

Como não costumamos nos observar, temos muitos pensamentos inúteis e negativos, sentimos muitas emoções inferiores, como o ódio e o desprezo, assim como andamos encurvados, sentamos em posições que não são saudáveis etc.

Desenvolver auto-atenção é simples. Basta procurar observar como realizamos nossas ações cotidianas. Por exemplo, observar com a máxima atenção como andamos, escovamos os dentes, cozinhamos, comemos etc. Devemos realizar as atividades cotidianas nos concentrando nelas mesmas, sem deixar a mente vagar a esmo.

Como resultado desta prática, torna-mo-nos mais controlados e conseguimos notar nossos impulsos. No caso de um impulso danoso, como a ira, tornar-se mais fácil refreá-lo. Também conseguimos assim interromper um fluxo de pensamentos negativos, que anteriormente ocupariam nossa mente por mais tempo.

Esta prática é simples e suas únicas dificuldades são as de que leva tempo (os resultados não são imediatos) e precisa ter disciplina. Porém, os são muito compensadores.

A prática se tornará mais eficaz se você sempre se lembrar dos Cinco Princípios. Para ajudar nisso, procure tê-los escritos em algum local que veja sempre. Por exemplo, imprimi-los e colocá-los na sua mesa de trabalho. Para praticar a vigilância de si mesmo é importante ter parâmetros de conduta, que nos são passados por eles.

Além deles, no Reiki, há também o gyosei, um conjunto de 125 poemas do último Imperador Meiji, selecionados por Mikao Usui. Estes poemas, também pouco conhecidos no ocidentes, são “pérolas de sabedoria” e deveriam ser lidos e seus ensinamentos, compreendidos e absorvidos.

Para finalizar, devo falar de um último passo necessário para viver o Reiki como caminho e este é o mais básico e comum de todos. É a...

... AUTO-APLICAÇÃO

Quando fazemos um curso de Reiki, todos nós aprendemos que a auto-aplicação é muito importante. Isso é real, pois é nela que canalizamos a energia universal, que corrige nossa energia individual. Quando isto ocorre, além da melhoria da saúde física, muitas vezes o Reiki trabalha na liberação emocional e correção de nossos pensamentos. Às vezes, durante a auto-aplicação surgem insights úteis à nossa vida cotidiana e desperta emoções superiores, como a compaixão.

É difícil ter a disciplina de fazer auto-aplicação diariamente. Mas lembre-se que pouco Reiki é melhor do que nenhum Reiki. Cinco minutos de auto-aplicação no chakra cardíaco já são um grande ganho. E lembre-se também que o Reiki pode ser canalizado durante a meditação gassho. Essa é uma ótima experiência!

Essas são algumas indicações de como viver o Reiki como caminho de desenvolvimento pessoal e espiritual. Que lhe ajudem a viver uma vida mais consciente e com melhor qualidade de vida.

0 comentários: