Search

Florais de Bach que ajudam a ser um profissional mais produtivo

Uma das características mais fascinantes dos Florais de Bach são sua flexibilidade e amplitude de aplicações em todos os setores da vida.

Criada para ser uma terapia que ajudasse a restabelecer e manter a saúde, através da resolução dos defeitos da personalidade, os florais têm sido usados para maximizar os nossos potenciais e recursos interiores. Isso se reflete beneficamente em nossa vida familiar, social, amorosa, espiritual etc.

A vida profissional também pode ser beneficiada e maximizada com o uso dos Florais de Bach.

Isso eu tenho percebido principalmente no decorrer deste ano de 2008, em que enfrentei muitos desafios profissionais e constatei que em muitos momentos fui tremendamente ajudado pelo uso desta terapia e que ela me ajudou a me tornar um profissional mais produtivo e realizado. O objetivo deste artigo é ajudá-lo a entender como os Florais de Bach podem aumentar a sua produtividade profissional.

Todo floral pode ajudá-lo a aumentar sua produtividade. O que determina o sucesso é a escolha do floral correto. Isso só pode ser feito através de uma avaliação detalhada da sua situação de vida atual, o que é mais bem executado com a ajuda de um terapeuta floral experiente. Para cada pessoa e para cada situação, um floral diferente se faz necessário. A lista que apresento aqui é apenas uma amostra de alguns florais úteis para situações específicas e está longe de ser completa. Assim, dos 38 Florais de Bach, escolhi 9 como exemplos.

Clematis – O que estou fazendo mesmo?!

Útil para os períodos em que vivemos distraídos, imersos em nossos próprios sonhos, desligados do que acontece ao redor. Nesta situação, torna-se difícil se concentrar nos projetos e tarefas que precisamos cumprir no trabalho, executá-los com destreza e cumprir prazos.

Clematis coloca seus pés no chão.

Este floral desenvolve a atenção e o interesse pelo que acontece fora do seu mundinho interior. Aumenta o envolvimento com seus projetos e isso auxilia no seu planejamento, execução e finalização. E, como tudo que fazemos com envolvimento, o seu trabalho começa a apresentar mais qualidade.

Chestnut Bud – O mesmo erro de novo, não!

Não há nada mais frustrante do que cometer o mesmo erro duas, três... dez vezes. Isso não apenas frustra o profissional, como decepciona o seu chefe, que pode decidir demiti-lo.

Quando não conseguimos aprender com a experiência passada, Chestnut Bud é o floral indicado.

Ele ajuda a aprendermos com os erros do passado e integrar suas lições em nosso repertório profissional.

Você pode até vir a cometer outros erros. Mas pelo menos serão novos erros e, portanto, novos aprendizados.

Holly – Eu mato aquele FDP!

Conflito no trabalho é uma coisa corriqueira. Estamos sempre em contato com pessoas que podem pensar e agir diferentemente do que acreditamos ser melhor, correto ou mesmo ético. Aprender a lidar com estes conflitos é uma necessidade de qualquer profissional. A lição mais importante neste caso é não tornar pessoal um conflito profissional.

Pois quando isso acontece significativa parte da nossa energia deixa de ser direcionada para o trabalho e passa a ser direcionada a nutrir raiva por colegas de trabalho, fornecedores, chefes etc.

Holly o ensinará a não ser dominado pela raiva e pelo ódio por colegas de trabalho que conflitam com você.

Em paz, trabalha-se mais focado e com mais tranqüilidade. Resultados são alcançados com mais eficiência e qualidade.

Elm – Eu não vou agüentar...

Há momentos em que sofremos uma sobrecarga de trabalho e parece que não vamos dar conta. Sentimos que isso está além das nossas forças, da nossa competência, da nossa experiência... Isso causa estresse, angústia e pode prejudicar a realização de tantas tarefas simultâneas. A própria sensação de que não vamos dar conta faz com que realmente não consigamos.

Quando a sobrecarga de trabalho nos faz sentir que não vamos dar conta, Elm mostra que, sim, podemos executar nossas tarefas.

Elm ajuda a desenvolvermos outra visão do acúmulo de trabalho. Primeiro, “tira o peso das costas” e alivia o estresse. Ao nos sentirmos mais leves e tranqüilos, conseguimos ter outra perspectiva de todas as nossas tarefas e funções, sabendo melhor priorizá-las e planejá-las para termos sucesso.

Cerato – Será que esta é mesmo a melhor decisão?

Somos cotidianamente instados a tomar decisões, algumas simples, outras complexas, difíceis e cruciais. Uma decisão errada pode por todo um projeto a perder e prejudicar o trabalho de uma equipe inteira. Às vezes, é difícil confiar em nossas decisões quando elas são dessa forma difíceis. Mesmo confiar em decisões mais simples pode ser complicado, se não sentimos que temos a experiência ou o treinamento necessários. Ficamos então sempre perguntando aos nossos colegas de trabalho e superiores o que eles acham, para avaliarmos se a decisão está correta. Porém há momentos em que temos que simplesmente tomar uma decisão rapidamente e agir.

Cerato o torna confiante em seu próprio julgamento e experiência para tomar sozinho as decisões de que é capaz.

Isso torna o processo de tomada de decisões mais rápido e acertado. Confiar em suas próprias opiniões é essencial para ser um profissional eficiente e respeitado. E mesmo que tenha que eventualmente pedir a opinião de terceiros, saber ouvir a sua “voz interior” fará com que possa avaliar melhor o peso de cada opinião ouvida e a sua própria. Isso evitará que você, embora sabendo qual é a melhor decisão, opte por outra simplesmente porque deu mais valor ao pensamento de outra pessoa.

White Chestnut – Não consigo deixar de pensar nisso...

Já viveu aquele momento em que procura se concentrar em uma tarefa, mas um pensamento que nada tem a ver com ela não sai da sua cabeça? Pois é, eu também. E, como eu, você sabe o quanto isso prejudica o andamento do trabalho. Tentamos fazer um orçamento, mas pensamos repetidamente naquele relatório que não ficou como queríamos. Ou na briga que tivemos em casa. Ou na mulher que chamamos para sair no fim-de-semana. Enfim, deixamos pensamos aleatórios invadir a nossa mente em ocasiões que precisamos estar 100% focados no trabalho.

Para clarear a mente e não deixá-la ser dominada por pensamentos repetitivos que impedem a concentração e a tranqüilidade mental, White Chestnut é o floral mais indicado.

Com este floral, conseguimos ter a mente mais estável. A cada momento, focamos naquilo que realmente importa. Assuntos que devem ser tratados em outras ocasiões não tomam conta dos nossos pensamentos quando não é apropriado e nossa concentração aumenta espantosamente.

Impatiens – Quando raios este negócio vai terminar?

Nem sempre as coisas acontecem com a rapidez que desejamos. Processos podem levar mais tempo, colegas podem ser mais lentos do que achamos razoável ou simplesmente não estamos dispostos a esperar o tempo de maturação de um projeto. E isso irrita. Ficamos impacientes, nervosos, às vezes com os nervos à flor da pele. Esta impaciência de nada adianta, mas não conseguimos nos livrar dela. Isso é percebido pelos nossos colegas de trabalho e pode atrapalhar nosso relacionamento com eles, tornando-os menos dispostos a colaborar conosco. No final, todos são prejudicados.

Impatiens ensina a lidarmos com mais calma com prazos longos, ritmos mais lentos do que os nossos e não perdermos a paciência e o bom humor com isso.

A ansiedade diminui. A paciência e o bom humor aumentam. Alimentamos um estado de humor positivo, que aumenta a apreciação pelo trabalho, melhorar a relação com a equipe e gera resultados mais consistentes. Eu valorizo isso. E você?

Hornbeam – Ai, que preguiiiiça...

Segunda-feira. Você acorda, mas não desperta. Sabe que não está mais dormindo, mas o corpo não responde e continua imóvel. Você decide levantar, mas só rola para o outro lado. Coloca o despertador para tocar dali a 5 minutos. E depois mais 5. E mais 5... Você se força a sair da cama. Vai se arrastando tomar uma ducha. Aos poucos, percebe que não é bem cansaço físico que está sentindo. É a sua disposição de sair de casa e enfrentar mais uma semana de trabalho que está baixa. Seu cansaço é mental e ele lhe acompanha o dia inteiro, talvez a semana inteira, ou mesmo o mês.

Quando sentimos cansaço devido à rotina, ao desinteresse por tarefas cotidianas ou simplesmente por que precisamos daquelas férias que não chegam nunca, Hornbeam te dá a energia extra de que você precisa.

“O que precisa ser feito, vou fazer agora.” Essa é a mentalidade que este floral ajuda a desenvolver. A disposição para lidar com as tarefas cotidianas é aumentada e a energia que se usa para estas tarefas é melhor aproveitada. É o fim da enrolação. Aos poucos, a lista sua lista de to-dos diminui drasticamente. Seu chefe agradece.

Gentian – Oh, céus, oh, vida...

Vamos encarar os fatos: não é sempre que nossos projetos seguem como gostaríamos. Imprevistos acontecem, obstáculos se interpõem, planejamentos são alterados no último segundo... Aí é comum nos desanimarmos a cada dificuldade e perdermos o tesão pelo que estamos fazendo. Como podemos executar um bom trabalho nos sentindo assim? Simplesmente, não podemos.

É aí que Gentian vem para nos ensinar a não perdermos a motivação a cada pequena dificuldade ou obstáculo.

É o floral que desenvolve a fé na vida, a confiança inabalável de que podemos superar os obstáculos, de que temos forças e capacidade para vencer.

Tire um minuto para pensar em todas as vezes que se desanimou com um problema e que a qualidade do seu trabalho foi afetada por este desânimo.

Agora tire outro minuto para pensar em tudo o que poderia ter feito de mais e melhor se, ao invés de perder o desânimo, tivesse pensado: “ok, não era o que eu tinha planejado, mas vamos seguir em frente e resolver logo isso.”

Pois é, bem melhor, né?

Ainda há muito o que se falar sobre esse assunto...

Estes são exemplos de como os Florais de Bach podem ajudar a sua vida profissional, a ser mais produtivo, eficiente e realizado (sim, isso é possível!). Como dito antes, não são apenas estes essências florais que podem ser úteis com esta finalidade. Todos podem ser úteis, dependendo do que está bloqueando a sua eficiência. Também pode acontecer de a mesma pessoa precisar de diferentes florais em diferentes momentos da sua vida. O que torna necessária uma avaliação aprofundada da sua situação para que se escolham as essências corretas.

Postagens relacionadas

Florais de Bach que auxiliam a meditação

Associando Reiki aos Florais de Bach

3 comentários:

Anônimo disse...

Já usei florais e me ajudaram bastante. Continue com esse trabalho, está excelente. Abraços

Sandra disse...

Estou precisando de ajuda profissional para uso correto dos florais, mas me encontro sem condições de pagar no momento, você me ajudaria? mesmo assim?

Anônimo disse...

Gabriel, maravilhoso o seu artigo, gostei muito, também sou reikiana e terapeta floral, estive afastada mas agoara estou 'voltando' e para mim foi um verdadeiro brinde o encontro deste site.
Parabéns!