Search

Terapia de Vidas Passadas

O artigo que publico hoje no blog Vida em Harmonia é de autoria dos terapeutas de vidas passadas Hugo Lapa e Camila Sampaio, que estão inaugurando o Espaço Auryn, em São Paulo, no Bairro Vila Madalena. É um artigo longo, porém esclarecedor, e vale a leitura para quem não conhece este método terapêutico ou tem dúvidas a respeito.

A quem se interessar pelo trabalho deles, podem entrar em contato através dos telefones 3564-3097 e 9502-2176 ou pelo MSN:
hugolapatvp@hotmail.com.

Terapia de Vidas Passadas


Além da pergunta "Quem somos?", "De onde viemos?" e "Para onde vamos?", você já pode ter se perguntado se viveu alguma outra vida, em outra época, com outro corpo, com costumes e padrões de comportamentos diferentes dos atuais.

Você já deve ter ouvido falar da Teoria da Reencarnação. Há milênios a teoria do renascimento sucessivo foi parte integrante das maiores religiões, culturas e tradições espirituais do mundo, como o Hinduísmo, o Budismo, o Cristianismo primitivo, a Cabala, a Alquimia, o Espiritismo, o Druidismo, os Celtas, os Cátaros, a Umbanda, a Gnose, o Hermetismo, a Yoga, etc.

Mas a concepção da vida após a morte e das múltiplas vidas do ser humano há muito já deixou de ser um tema puramente místico e espiritualista. Cientistas de várias partes do mundo estudam a possibilidade da existência da alma e dessa alma já ter encarnado em diversos corpos ao longo da História. É a Teoria da Reencarnação posta dentro de uma perspectiva e visão científica.

Alguns Médicos e Psicólogos atuais estão convencidos de que não vivemos apenas uma vez, mas muitas e muitas vezes, e retornaremos ao palco terrestre ainda outras vezes, com o objetivo de aprender com nossos erros e assim evoluir pessoal e espiritualmente. A técnica terapêutica utilizada por esses profissionais é a chamada Terapia de Vidas Passadas.


Como funciona

A Terapia de Vidas Passadas é uma forma de terapia holística baseada no regresso da consciência a fatos e eventos ocorridos antes do nascimento. Para os terapeutas de vidas passadas, é possível lembrar de nossas vidas anteriores através da técnica da regressão de memória, que consiste num conjunto de técnicas de relaxamento e indução a um estado de consciência mais elevado. Durante o processo regressivo, as pessoas podem ter acesso a sua memória anterior ao nascimento físico, e podem se reconhecer como sendo uma outra pessoa, porém, conservando a consciência daquilo que elas são na vida atual.

A Regressão de memória, tal como é utilizada nos dias de hoje, não coloca a pessoa num estado inconsciente, onde supostamente ela estaria subjugada ao terapeuta e enfraquecida em sua vontade. Isso verdadeiramente não ocorre. Na regressão pela via do relaxamento e da visualização, as pessoas submetidas à terapia permanecem conscientes durante todo o tempo, tendo o controle da experiência e podendo interromper a regressão a qualquer momento. Isso é inclusive muito importante no processo de conscientização.


Para que serve

O poder terapêutico da regressão a vidas passadas reside no fato de que a maioria de nós, em nossas vidas anteriores, fomos vítimas de traumas e sofrimentos muito intensos, e toda essa emoção ficou armazenada em nosso inconsciente. Nos dias atuais, essa memória que não reconhecemos objetivamente nos influencia de um modo positivo ou negativo, podendo criar padrões de comportamentos e crenças centrais que se originaram em existências anteriores.

Durante o processo da Terapia de Vidas Passadas (TVP) a pessoa tem a oportunidade de experimentar novamente aquilo que havia permanecido no passado e estava esquecido. Ela terá outra chance de ver e sentir tudo aquilo que passou. Sempre que nos é dado o direito de atravessar novamente uma situação negativa, podemos modifica-la e fazer tudo de uma forma diferente. A dádiva da vida nos capacita a alterar a forma que a vivência ficou armazenada, e liberar toda a carga física, emocional, mental e espiritual que até então estava associada e presa à situação passada.

Toda a revivência produz uma descarga, que é proporcional ao nosso envolvimento com as cenas e acontecimentos passados. Assim, podemos realizar a chamada catarse, que é colocar para fora de nós aquilo que estava retido por experiências de traumas ou acumulação repetida de energias.

Trazendo para a percepção consciente um determinado conteúdo, adquirimos poder sobre ele. Dessa forma, não somos mais controlados por ele, mas assumimos as rédeas da situação. Dentro desse quadro, a influência mais poderosa exercida sobre nós ocorre quando somos incapazes de perceber a sua existência, por estar misturada aos nossos pensamentos, emoções, crenças e ao nosso modo de ser. Por analogia, a propaganda mais sutil é aquela que não aparece como propaganda, mas como mensagem subliminar. A tomada de consciência é onde reside a essência terapêutica da regressão. A esse respeito, consideremos as palavras de Jesus quando diz "Conhecereis a Verdade e Ela vos libertará."


A nossa abordagem

Dentro de nossa linha de atuação em TVP, sempre colocamos a pessoa em contato com seu mestre espiritual. Julgamos que o apoio psíquico proporcionado pelo nosso mentor dá outra dimensão ao trabalho, pois a pessoa sabe que estará resguardada de qualquer tipo de influência negativa durante o processo e terá a sabedoria de um espírito muito antigo auxiliando e cuidando para que tudo corra da forma mais harmoniosa possível. Porém, é um erro depositar todas as nossas expectativas no mestre. Dessa forma, procedem alguns terapeutas de vidas passadas, que investem no mestre-guia toda a responsabilidade de conduzir a TVP. Porém, essa responsabilidade cabe única e exclusivamente ao terapeuta e devemos encarar o mentor ou mestre espiritual apenas como uma inteligência/consciência que está auxiliando positivamente todo o trabalho, impedindo que influências diversas possam atrapalhar a seqüência do processo e conferir confiança e elevação vibratória ao trabalho que estaremos realizando.

Também é possível, com o auxílio do mentor, perceber quantas vidas precisam ser tratadas naquele momento de vida da pessoa, e a quais temas essas vidas estão ligadas. Para fazer esse "diagnóstico espiritual", podemos utilizar imagens mentais, como um anfiteatro onde as vidas se acomodam na platéia, ou uma estrada onde aparece uma tela de visualização.

O Mestre também pode transmitir alguns ensinamentos sobre as principais virtudes que a pessoa pode desenvolver, sempre respeitando o livre arbítrio. É como se o Mestre mostrasse a pendência de aprendizado que a pessoa traz no decorrer das encarnações. Dessa forma, o trabalho sempre remete à responsabilidade da transformação para a conscientização da pessoa sobre as suas próprias brechas e imperfeições. Não importa se encarnamos a figura do Mestre como um espírito muito antigo e evoluído ou como uma sabedoria que reside latente dentro de nós. O importante é que existem forças/inteligências externas e internas que ajudam todo o processo terapêutico.

Pelo nosso método é possível identificar desarmonias de três tipos principais:

  1. As próprias vidas passadas, que tiveram desfechos trágicos, que desenvolveram traços de caráter negativos, que tiveram questões mal resolvidas com outras pessoas, etc. Através do conhecimento dessas personalidades passadas é possível identificar a complexa teia do psiquismo, com suas múltiplas causas e efeitos.
  2. Personalidades passadas de outras pessoas, os desafetos de passado que ainda querem acertar as contas ou fazer justiça com as próprias mãos.
  3. Outros tipos de energias intrusas, como trabalhos de magia ou acúmulos energéticos em determinados locais do corpo.

Com a harmonização energética e a conscientização das personalidades (próprias ou de terceiros), todo um reservatório de energia que estava causando desarmonias vai ser liberado para a harmonia.


Esclarecendo dúvidas

É recomendável que não se busque um processo terapêutico tão profundo como a TVP por mera curiosidade, mas sim por uma necessidade real e concreta, que aparentemente não tem explicação nas circunstâncias da vida atual. A pessoa precisa apenas desejar sua cura e aspirar à sua evolução.

Sendo a TVP um conjunto de técnicas tão extenso, ao contrário do que muitos pensam, ela também pode ser preventiva, e não apenas focar nos sintomas ou conflitos já existentes. Para se submeter ao processo regressivo, a pessoa deve estar consciente de que poderá passar por uma profunda revisão de seus conceitos e sua visão de mundo.

Muitas pessoas interessadas na Terapia de Vidas Passadas me perguntam se é possível, após o término do processo regressivo, elas ficarem "presas" ao passado e não mais retornarem para a sua consciência dessa vida. Talvez essa idéia seja um resquício das experiências com a Hipnose clássica, onde os filmes transmitiam para o público a idéia de que nossa consciência permanece num estado de total descontrole, onde nossa vontade não consegue ter o domínio daquilo que lhe é sugerido. Devemos esclarecer que as pessoas submetidas a TVP não retornam ao passado, mas apenas acessam certas memórias que elas não conseguem recordar em estado de vigília. Dessa forma, se não voltamos ao passado, é impossível ficar preso a um tempo do qual não fomos.

Outras pessoas que lêem um texto ou algum livro sobre TVP, ou que simplesmente ouviram falar de regressão através da TV ou de uma palestra, podem ter a impressão de que ao acionar certas memórias e situações do passado que lhe provocaram muita dor e conflito, elas podem aumentar esse sofrimento no momento presente e assim, piorar ainda mais a sua situação. Esse é outro erro que geralmente incorrem algumas pessoas. Desde que Freud começou a estudar e aplicar as técnicas de regressão para a vida atual (Freud não acreditava em reencarnação), seu paciente era conduzido a situações de sua história pessoal onde se confrontava com acontecimentos que ocasionavam emoções tão fortes que sua mente consciente era incapaz de assimilar. Então Freud pedia a pessoa em regressão que atravessasse novamente aquela situação, com toda a emoção original, e dessa forma, pudesse colocar para fora toda a carga emocional reprimida. Freud observou que esse método ajudava seus pacientes a vivenciar novamente um evento que não havia sido plenamente experimentado, pois foi bloqueado por certas restrições mentais que todos nós cultivamos, em maior ou menor grau. Assim, sempre que recordamos as situações traumáticas do nosso passado, com intensidade e descarga, nossa consciência pode liberar as emoções e assim, nos livramos daquela emoção fora de lugar. Existem muitas evidências de que quando tornamos consciente aquilo que ficou inconsciente, adquirimos o controle sobre aquele conteúdo mental, e assim, podemos saber de onde ele vem e como podemos lidar com ele. Dessa forma, toda liberação das cargas de vidas passada se repercute em nossa consciência, podendo nos dar uma falsa percepção de as coisas estão piorando. Porém, da mesma forma que para limpar uma casa precisamos mexer na poeira acumulada, para purificar o psiquismo precisamos dinamizar essas energias, dar-lhes movimento e expressão, para que seja possível a liberação, o tratamento e a tomada de consciência.


Resultados

E quais seriam os resultados que as pessoas que fazem o atendimento com Terapia de Vidas Passadas podem esperar do tratamento?

Em primeiro lugar, as pessoas começam a compreender a causa ou os motivos de alguns comportamentos que cultivamos no presente. Muitas vezes, algumas pessoas dizem que não compreendem por que agem dessa ou daquela forma. Dizem elas que não gostariam de tomar determinadas atitudes, mas que acabam fazendo aquilo que não queriam por algum impulso que elas não reconhecem a origem. A TVP, sendo uma abordagem que nos faculta conhecer toda a nossa história, dessa e de outras vidas, nos ajuda a encontrar os "nós" de nosso passado, e desatá-los, encontrando os fios que estavam presos a outros fios, como que misturados num todo desarmônico. O motivo oculto daquilo que nos move hoje em dia pode ser desvelado por uma análise regressiva que revele as características daquilo que fomos e do quanto ainda guardamos de nossas personalidades passadas em nossa personalidade atual.

Outro resultado positivo é ter uma nova possibilidade de atravessar situações e fazer uma profunda revisão em nossa vida. Muitos místicos e espiritualistas falam sobre a importância da reforma íntima, na revisão de padrões de comportamento, na reflexão sobre nosso modo de ser e agir no mundo, da transformação do nosso interior, da meditação, etc. Toda essa retomada da história de todas as nossas vidas nos confere autoconhecimento e controle sobre nós mesmos. Assim, não mais iremos agir orientados por impulsos que não conhecemos e não sabemos a origem. Poderemos nos harmonizar em vários níveis e crescer como pessoas, atingindo nossos objetivos.

Além disso, nossa vida poderá se tornar mais leve e menos apegada. No momento em que percebemos que vivemos tantas existências e estivemos em tantas e tantas posições diferentes, os preconceitos relacionados a classe social, cor da pele, comportamento, moral, valores, sexualidade, etc, tudo isto cai por água abaixo, pois nos encontramos em situações do passado onde, muitas vezes, passamos por experiências que condenamos nos dias de hoje. Assim, se eu tenho preconceito contra a raça negra, posso me perceber numa existência em que também fui um negro, e sofri os mesmos preconceitos que hoje eu reproduzo em outros. Se hoje eu sou rico, posso ter sido pobre em outra existência e isso poderá alterar meus valores a respeito da pobreza e encontrar um sentido em todo o sofrimento vivido. Essa perspectiva expande nossa visão e podemos superar certos limites de nossa consciência. Além disso, aprendemos que somos os herdeiros de nossos próprios atos e não há nada que nos ocorra que não tenha um sentido. Nada é por acaso.

Podemos destacar ainda como benefícios:

  • Harmonização com familiares, colegas de trabalho, amigos, cônjuge, etc.
  • Harmonização energética, de nossa aura e energias interiores.
  • Possibilidade de alívio de dores físicas.
  • Equilíbrio emocional.
  • Conscientização dos principais objetivos de vida.
  • Retorno para a nossa proposta encarnatória original, programada por espíritos superiores e nós mesmos antes do nascimento.
  • Clareza mental, de pensamento e idéias.
  • Desenvolvimento da capacidade de resolver conflitos.

Além destes, há muitos outros benefícios, que vão do mais palpável ao mais sutil, do físico ao emocional, e também o espiritual. O mais importante é saber que a TVP é uma terapia que atua nos diversos níveis do ser humano, e pode se configurar como uma nova abordagem do corpo, da mente e do espírito.

Compare Preços De Vidas Passadas Terapia de Vidas Passadas TVP Reencarnação Roger Woolger Brian Weiss Apometria

0 comentários: