Search

Kum Nye - A Yoga Tibetana

Também chamado de yoga tibetana, pela similaridade com a yoga hindu, o Kum Nye (pronuncia-se Kum Nyê) é um eficiente e agradável método de relaxamento com benefícios para a saúde, o equilíbrio mental/emocional e alívio da tensão.

De acordo com Tarthang Tulku, monge budista que introduziu esta disciplina no ocidente, o verdadeiro exercício é aquele que integra e equilibra o corpo e a mente. É justamente isso que o Kum Nye faz através de exercícios corporais, técnicas de respiração e automassagem que conduzem a um estado meditativo (o estado natural da mente).

A sua origem está no Tibete e em antigos textos Vinaya do budismo. Dessa forma, é uma prática que une a medicina tibetana com a indiana e a chinesa. No tibete, é ensinado basicamente como auxiliar de outras práticas médicas ou introdutória a disciplinas espirituais. No ocidente, é ensinado como prática independente, seguindo a sistematização de Tarthang Tulku, que adaptou as práticas originais e criou outras que fossem adequadas aos ocidentais.

Em minha experiência com o Kum Nyê, os exercícios propostos me auxiliaram muito de diversas maneiras.

Em primeiro lugar, aprendi a soltar minhas tensões musculares. Este é um grande benefício em si mesmo.

Uma vez que aprendi a soltar minhas tensões musculares, passei a meditar melhor. Relaxando-se o corpo, a rigidez mental cede mais facilmente e a meditação ganha uma qualidade especial e torna-se mais natural.

Finalmente, ficou mais fácil para mim lidar com minhas emoções. O que acho mais interessante nos exercícios de Kum Nyê é a orientação de, ao soltar uma tensão muscular, focar a atenção no sentimento despertado, qualquer que seja ele.

Desta forma, aprendi a usar todo tipo de emoção a meu favor. Quer seja o amor, quer seja a raiva que sejam despertados pelo exercício, pode-se aproveitá-los com igual proveito para a meditação, pois vêm à tona sem identificação com o ego, de maneira desapegada.

Da mesma forma que eu, que não sou um praticante avançado desta disciplina, me beneficiei enormemente dela, tenho certeza de que você também se beneficiará, se se der uma chance de experimentá-la.

Por isso, vou ensinar-lhe um exercício simples:

  1. Sente-se com pernas cruzadas, a coluna reta e o olhando para a frente. As mãos devem apoiar-se sobre os joelhos e os braços devem estar soltos.
  2. Respire profundamente, mas sem esforço, pelo nariz e pela boca, simultaneamente. Foque sua atenção na respiração.
  3. Após alguns minutos, movimento lentamente os ombros. O ombro direito deve se mover o máximo possível para a frente, enquanto o ombro esquerdo deve se mover o máximo possível para trás. Ao fazê-lo, deixe que o cotovelo esquerdo dobre-se, enquanto que o braço direito permanece reto. Este movimento deve levar cerca de 15 segundos. Em seguida, faça o movimento inverso, movendo o ombro direito para tráz e o esquerdo para a frente.
  4. Repita esta sequência de movimentos três ou nove vezes.
  5. Permaneça em sua postura de meditação por alguns minutos, absolutamente quieto.
  6. Enquanto permance quieto, foque sua atenção na sensação despertada pelo exercício. Espalhe esta sensação por todo o corpo e além dele, pelo ambiente que lhe cerca e a todo o universo.
Este exercício relaxa os músculos da parte superior das costas, especialmente da região das omoplatas, aonde costumamos acumular muita tensão. É especialmente útil ao final do dia, após um dia de trabalho estressante. Eu o selecionei justamente porque será útil a virtualmente todos os leitores.

Se após praticar este exercício, se interessar em conhecer outros semelhantes, aconselho comprar o excelente livro "Kum Nye", de Tarthang Tulku, editado pela Pensamento, de onde tirei o exercício acima. Você também pode se interessar em conhecer o Instituto Nyngma, presente em São Paulo e no Rio de Janeiro, que regularmente ministra cursos de Kum Nye, psicologia budista, meditação, entre outros.

Espero que este artigo seja realmente muito útil a você e que o exercício proposto lhe auxilie no seu equilíbrio entre corpo e mente.

Sobre o autor: Gabriel Meissner é Mestre de Reiki e ministra cursos na cidade de São Paulo. É também terapeuta floral, autor de artigos sobre terapias holísticas e espiritualidade e pesquisador de tradições espirituais do ocidente e do oriente. Entre em contato: gabriel.meissner@gmail.com.

0 comentários: