Search

Meditação - Primeiros Passos

Entre as centenas de técnicas de meditação que lemos em livros e sites na internet, às vezes é difícil saber por onde começar. Aqui, vou dar algumas dicas preliminares que você poderá seguir para começar a meditar com sucesso. Com o tempo, saberá escolher a técnica ideal para você. Que talvez seja esta mesma! Vamos a ela:

1) Escolha um horário e um local convenientes, em que não será incomodado por ninguém, nem por celulares, campainhas etc.

2) Se desejar, coloque uma música relaxante para tocar.

3) Sente-se em uma postura confortável e segura, com as costas retas e o olhar na altura do horizonte. Se não conhecer posturas de meditação, pode sentar em uma cadeira de espaldar reto, com as mãos sobre as coxas ou joelhos.

4) Feche os olhos ou deixe-os semi-cerrados.

5) Relaxe a mandíbula. Uma boa maneira para fazê-lo é deixar a boca levemente aberta, sem deixar os dentes de cima e de baixo se tocarem.

6) Respire pelo nariz e observe sua respiração e, aos poucos, torne-a mais profunda e lenta. Encha os pulmões, mas sem forçar.

7) Permaneça observando sua respiração durante alguns minutos.

8) Pensamentos aleatóricos provavelmente vão invadir a sua mente. Não lute contra eles, não tente "não pensar". Ao invés disso, deixe-os surgir e ir embora, sem se apegar a eles. E volte sua atenção novamente à sua respiração.

9) Encerre a meditação.

Pronto! Parece simples demais, mas apenas permanecer atento à sua respiração é uma meditação perfeita e eficaz.

Porém, muitos acham meditar somente assim enfadonho. E o tédio pode afastá-lo da prática meditativa. Portanto, você pode adicionar um passo à prática.

1) Após passar alguns minutos meditando como explicado acima, visualize uma luz dourada entrando no centro do seu peito (entre os mamilos), subindo e saindo pelo alto da cabeça.

Esta visualização purifica o coração e promove as emoções positivas.

Entre os benefícios da meditação, então o desenvolvimento da concentração e da memório, aumento da capacidade de aprendizado, maior estabilidade emocional, paz interior, alívio do stress, aumento das defesas do organismo, prevenção e tratamento de problemas cardíacos, depressão, doenças respiratórias e de fundo emocional, entre muitas outras.

Se quiser saber mais sobre meditação, indico dois livros:

Elementos da Meditação, de David Fontana, Editora Ediouro.
Raja Yoga, de Swami Vivekananda, Pensamento.

O primeiro livro enfoca mais métodos budistas de meditação, enquanto o outro foi escrito sob o foque hinduístas. Ambos são excelentes. Escolha o que lhe parecer mais adequado.

Abraços!

0 comentários: