Search

O Reiki e a OMS

Muito tem sido divulgado no Brasil que o Reiki é uma terapia holística reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, a OMS. Eu mesmo já divulguei esta notícia e, recentemente, a Mestre de Reiki Eulália Fernandes me chamou a atenção sobre a inveracidade desta notícia. Ela fez uma minuciosa pesquisa sobre o assunto e, abaixo, compartilha conosco as suas descobertas.

"No que diz respeito ao Reiki ter sido aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1962, infelizmente, não é verdade. Eu fiz uma pesquisa profunda neste sentido e, lendo a Alma Ata, não há nenhuma referência. Aliás, a Alma Ata nem é de 1962.

Foi um grande engano, já desfeito. O próprio João Carlos Melo, que foi quem divulgou essa notícia há muitos anos, tomou o cuidado de desfazer este erro, publicando um artigo no "Jornal com Você; vida saudável, ação social", ano 2, número 16, jun-jul de 2006.

Fora isso, eu mesma fiz uma pesquisa, bem como meus alunos de mestrado (neste caso, a Natália Taddei se destaca, me passando um monte de documentos que achou na internet!!!) e achamos uma boa documentação a respeito:

A única alusão que a OMS faz ao Reiki (não um reconhecimento, mas apenas uma alusão) consta de um documento publicado em 2001. Este documento apenas faz um relato de atuações alternativas em países pouco desenvolvidos. É um documento de 224 páginas. O Reiki é citado apenas uma vez, dizendo que cursos de Reiki e de Astrolocial Medicinal são oferecidos como treinamento, num país chamado Latvia (nem sei onde fica). O documento faz um relato de lugares onde quase não há recursos da medicina tradicional. É apenas um relatório da OMS, sem nenhuma alusão a reconhecimento.

Esperemos que seja reconhecido e aceito pela OMS como terapia alternativa, oficialmente, um dia, mas, até lá, não podemos nos pautar sequer nessa informação para justificar seu reconhecimento.

Mas o Reiki existe (sorriso), independente do reconhecimento oficial, não é mesmo? (sorriso) Se ele vier, ótimo, pois teremos mais facilidade em atuarmos em hospitais, etc... esperemos...

Luz e paz!
Eulália Fernandes"

0 comentários: