Search

Os Cinco Princípios do Reiki

Estava pensando no primeiro conhecimento que eu compartilharia aqui. Cheguei à conclusão que o mais importante seria aquele conhecimento que opera mudanças a partir de dentro do nosso ser.

No Reiki, este conhecimento é chamado de Os Cinco Princípios.

Só por hoje,
Não se irrite,
Não se preocupe,
Seja grato,
Trabalhe arduamente,
Seja bondoso com os outros.

Mikao Usui, criador do Reiki, dizia que nestes princípios deveríamos meditar duas vezes ao dia, entoando-os com a mente tranquila e com as mãos em oração. Este método é chamado de meditação gassho e, embora seja ensinada em cursos de Reiki e pertença ao Reiki, todos podem praticá-la, reikianos ou não, e beneficiar-se dela.

Sente-se em uma posição confortável, com a coluna reta, e respire profundamente por alguns minutos, com as mãos unidas em oração. Gradualmente, isto irá tranqüilizar a sua mente.

Com a mente tranqüila, recite três vezes os Cinco Princípios. Não o faça apenas mecanicamente, com a boca, mas internamente, com a mente e o coração. Envolva-se com a recitação.

Aos poucos, esta prática modificará o seu padrão mental e, conseqüentemente, você viverá uma vida mais realizada e harmoniosa.

É claro que isto não evitará que você se irrite de vez em quando, ou que sinta um pouco de preguiça, ansiedade etc. Mas fará com que estes padrões se tornem cada vez menos freqüentes e com que, quando eles ocorrerem, você saiba lidar melhor com eles.

Se você não seguir os Cinco Princípios integralmente no seu dia-adia não deve se sentir culpado. Eles não são mandamentos. Encare-os como metas. É mais produtivo.

Pratique durante duas semanas, pelo menos, e note os resultados. Depois deste tempo, você se sentirá naturalmente impelido a continuar a prática, que se tornará um hábito.

Boa prática!

1 comentários:

Anônimo disse...

Sera que da pra fazer essa meditaçao em cima da mesa do escritorio?