Search

Livro - Terapia Floral do Dr. Bach, de Mechthild Scheffer

Mechthild Scheffer é provavelmente a melhor autora de livros sobre Florais de Bach atualmente. Ela escreve com a autoridade de quem realmente tem conhecimento profundo sobre a terapia desenvolvida pelo Dr. Edward Bach na década de 30, bem como a vasta experiência de catorze anos em atendimentos terapêuticos. Seu livro Terapia Floral do Dr. Bach – Teoria e Prática é recomendado tanto para especialistas como para leigos que desejam conhecer melhor esta terapia holística.

É um livro simples, sem se deixar tornar-se superficial. Quem nada sabe sobre o tema conseguirá compreendê-lo sem qualquer dificuldade. E quem já está familiarizado com ele, se beneficiará com o ponto-de-vista de uma autora experiente e arguta. Eu já praticava a terapia floral há alguns anos antes de ler este livro e, ainda assim, achei que o modo como os florais são nele apresentados adicionaram muito à minha prática. É muito gratificante saber que um livro tão bom pode ser encontrado com facilidade nas livrarias e sites de compras na Internet, permitindo que todos os interessados possam adquiri-lo com facilidade.

O livro começa apresentando uma introdução aos Florais de Bach, em enfoque holístico, seguida de uma interpretação/ teoria de como eles funcionam e atuam em nós. Esta interpretação é solidamente baseada nas palavras do próprio Dr. Bach, às quais a autora adiciona algumas teorias e hipóteses próprias, consistentes com o seu trabalho original.

Após estas primeiras explanações teóricas, ela começa com a parte que mais interessa: a escolha correta dos Florais de Bach. Aqui, ela segue a orientação do Dr. Bach: “trate o paciente, não trate a doença.” Pois a terapia floral assume como pressuposto que é a personalidade da pessoa que deve ser tratada, para que o corpo se torne saudável, antecipando – de certa forma e até certo ponto – a medicina psicossomática.

Dessa forma, Mechthild Scheffer enfatiza, como Dr. Bach o fez antes dela, a necessidade do auto-conhecimento para que seja possível então fazer também o diagnóstico de outros. Não podemos tratar de uma pessoa a menos que sejamos capazes de tratar a nós mesmos antes. Tecendo seus comentários sobre este ponto tão importante, a autora prossegue explicando os diferentes possíveis métodos de diagnósticos, focando-se no diagnóstico através do diálogo.

Agora, chegamos ao sumo deste trabalho: a descrição das 38 essências florais que compõem esta terapia. A descrição de cada essência respeita a um padrão bastante eficaz para consultas:

  • Dados botânicos sobre a flor;
  • Princípio: uma primeira tentativa detalhada para mostrar a qualidade espiritual fundamental da flor;
  • Sintomas-chave: os sinais mais característicos em pessoas necessitadas de cada essência floral;
  • Sintomas devidos ao bloqueio de energia: extensa lista de sintomas possíveis que ajudam no diagnóstico – baseado em registros de profissionais experientes;
  • Transformação potencial posterior – lista de mudanças positivas que se pode esperar da utilização adequada de cada essência;
  • Medidas de apoio: sugestões de práticas e atitudes que visam facilitar e maximizar o tratamento;
  • Afirmações positivas: lista de afirmações que podem ser feitas durante o período de tratamento com o mesmo objetivo que as medidas de apoio.

Após esta descrição detalhada e esclarecedora de cada uma das 38 essências florais do Dr. Bach, que por si só vale o livro inteiro, continua-se com orientações de como usar os florais na prática. Neste capítulo, encontram-se:

  • Como preparar os remédios, frascos e dosagens;
  • Métodos de aplicação: via oral, compressas e banhos;
  • Uma série de perguntas e respostas sobre dúvidas comuns relativas à prática dos Florais de Bach.

Como encerramento, o livro tem um capítulo sobre experiências que podem acontecer durante o tratamento, como:

  • Reações diferentes que diferentes pessoas podem experimentar com as mesmas essências;
  • Crise de cura;
  • Malogro aparente;
  • Uso dos Florais de Bach com outras terapias;
  • Uso das essências em grávidas, bebês e crianças;
  • Uso das essências em animais e plantas.

O objetivo Mechthild Scheffer com este livro era tornar a terapia floral acessível a leigos e profissionais, como era a intenção do próprio Dr. Edward Bach. Acredito que ela conseguiu cumprir este objetivo com maestria.

Adquira o livro Terapia Floral do Dr. Bach, de Mechthild Scheffer

Adquira também:


0 comentários: