Search

Por que os sonhos são importantes e por que devemos lembrar deles?














Nota:
Este artigo foi baseado muito livremente no livro O Caminho dos Sonhos, da psicóloga junguiana Marie-Louise Von Franz. Se você se interessa por este estudo, recomendo muito que o adquira e o estude. E se quiser se aprofundar na interpretação dos sonhos pela psicologia junguiana, outro livro altamente recomendado é O Homem e Seus Símbolos, concebido e organizado por Carl Gustav Jung com a ajuda de seus principais alunos, entre eles a própria Von Franz.


Sonhos podem expressar muitas coisas. Alguns expressam nossos próprios desejos, esquemas e tramas e muitos pensam que sonhos são apenas isso. Mas uma enorme parcela de sonhos expressa outras coisas, em geral aquilo que não queremos ver em nós mesmos, os nossos pontos cegos. Os sonhos parecem ter uma inteligência superior, uma sabedoria que nos orienta, enviado mensagens do inconsciente. Mostram-nos em que aspectos estamos enganados e alertam-nos a respeito de perigos. Predizem eventos futuros. Aludem ao sentido mais profundo de nossa vida e propiciam insights reveladores.

Os sonhos não nos protegem das vicissitudes, doenças e eventos dolorosos de nossas vidas. Mas fornecem uma linha mestra de como lidar com estes aspectos, como encontrar um sentido em nossa vida, como cumprir nosso destino, seguir nossa própria estrela, a fim de realizar o potencial de vida que há em nós.

São o espelho da alma, de nossa vida interior. Como nossa vida interior molda a vida exterior, observar, estudar e compreender nossos sonhos é uma maneira de compreender nossa vida e a nós mesmos.

Como nem sempre é fácil compreender o seu significado, muita gente acaba recorrendo aos famosos dicionários de sonhos. Mas isso não tem muito valor. Os símbolos que aparecem nos sonhos podem significar coisas diferentes para diferentes pessoas. Por exemplo, para uma um porco pode significar a maldade, enquanto para outra pode significar prosperidade. Não há significados universais para cada símbolo em particular. Cada pessoa deve aprender a sua própria linguagem onírica. E isso só é possível estudando os seus próprios sonhos, ao invés de se fiar em dicionários, listas e tabelas.

Todo mundo sonha várias vezes por noite. Porém, não nos recordamos, pois simplesmente não prestamos atenção. Existem técnicas muito simples para aprendermos a recordá-los. Seguem algumas:

#1 - Diário de Sonhos

Mantenha na cabeceira de sua cama, um caderno e uma caneta. Ao acordar, anote nele todos os sonhos de que se lembrar, mesmo que incompletos se não lembrar deles completamente. Caso acorde no meio da noite e lembre de um, registre-o na mesma hora no diário. Não espere o dia seguinte, pois você provavelmente irá esquecê-lo até lá.

Também é uma excelente idéia ler o seu diário antes de ir dormir. Isto fará com que você se conecte ao seu mundo onírico interior e fique mais propenso a recordar seus sonhos depois.

#2 - Recapitulação

Deitado na cama, após ler o seu diário, faça a prática de relaxamento da sua preferência. Se não souber nenhuma, apenas respire profunda e lentamente algumas vezes. Com isso você se livrará do estresse e entrará no estado mental perfeito para ter uma excelente noite de sono.

Comece a se recordar dos acontecimentos do seu dia na ordem reversa. Isto é, comece com o último acontecimento logo antes de deitar, em seguida o anterior e assim sucessivamente até se lembrar do momento em que acordou nesse dia. Este é uma das práticas mais eficientes para ajudar e recordar dos sonhos.

#3 - Intenção

Após fazer a recapitulação, você pode repetir mentalmente a seguinte afirmação ou similar: “Sou um sonhador. Esta noite terei sonhos repletos de significados e ensinamentos. Ao acordar, lembrarei deles com nitidez.”

#4 - Ao acordar

Na hora de acordar, não fique pensando no seu dia-a-dia, no que irá realizar, no trabalho, na faculdade... Foque sua atenção no que sonhou durante a noite.

Seu primeiro pensamento deve ser: “com o que eu estava sonhando?”. Fique na cama, imóvel, e reviva mentalmente o seu sonho. Então, pergunte-se “com o que eu estava sonhando antes disso?”. Repita este processo até lembrar-se do maior número de sonhos que conseguir. Anote tudo o que recordar no seu diário.

#5 - Durante o dia

Se durante o dia lembrar de um sonho que você teve, pare imediatamente e anote-o em seu diário. Não pense que irá lembrar dele depois. Estas memórias somem rapidamente.

Espero que esta curta introdução aos sonhos possa ajudá-lo em seu processo de auto-conhecimento!

Sobre o autor: Gabriel Meissner é Mestre de Reiki e ministra cursos na cidade de São Paulo. É também terapeuta floral, autor de artigos sobre terapias holísticas e espiritualidade e pesquisador de tradições espirituais do ocidente e do oriente. Entre em contato: gabriel.meissner@gmail.com.

Compare Preços De: Sonhos Psicologia Jung Auto-Conhecimento Símbolos

0 comentários: