Search

Aromaterapia: Eucalipto (Eucaliptus globulus)

Expectorante, anti-séptico, anti-térmico e anti-viral, o óleo essencial de eucalipto é indicado para tratamento de doenças das vias respiratórias em geral. Exemplos: gripe, asma, bronquite, pneumonia, sinusite, inflamação da garganta etc. Adequado para vaporizar ambientes em que se encontra ou se encontrou alguém com uma doença infecciosa ou contagiosa (pois é um purificador do ar e da água). Também é bom para baixar a febre e regular o sistema digestivo.

Algumas características comuns em portadores de doenças respiratórias ou propensos a tê-las também são tratadas por este óleo. Acalma as emoções, o que aumenta o poder de concentração. Como é um estimulante do sistema nervoso, ajuda a superar a timidez e a sensação de falta de liberdade. Muitas dessas pessoas também não conseguem associar o pensar/querer e o fazer – fazendo o contrário daquilo que decidem – e o óleo essencial de eucalipto auxilia no tratamento desta característica.

Como usar

Para tratamento de doenças das vias respiratórias, o método mais indicado é a inalação. Jogue água fervente em uma bacia e pingue entre 6 e 10 gotas, no máximo, do óleo na água. Misture bem e aproxime o rosto da água, cobrindo a cabeça com uma toalha. Permaneça nesta posição durante o tempo que puder, pelo menos uns 15 minutos, sempre respirando fundo.

Precauções

Pode irritar peles sensíveis. Não usar se estiver tomando remédios homeopáticos (pois corta o seu efeito) e nem em casos de epilepsia.

Observação

Não usar o óleo durante mais de três semanas seguidas. Caso contrário, o corpo se acostuma e perde-se o efeito. Para tratamentos longos e continuados, usar o óleo durante três semanas e para uma, para em seguida voltar ao uso. O mesmo vale para qualquer tratamento de aromaterapia.

Para saber mais: Erich Keller, Guia Completo de Aromaterapia, Ed.Pensamento.

Sobre o autor: Gabriel Meissner é Mestre de Reiki e ministra cursos na cidade de São Paulo. É também terapeuta floral, autor de artigos sobre terapias holísticas e espiritualidade e pesquisador de tradições espirituais do ocidente e do oriente. Entre em contato: gabriel.meissner@gmail.com.

0 comentários: