É um livro simples, sem se deixar tornar-se superficial. Quem nada sabe sobre o tema conseguirá compreendê-lo sem qualquer dificuldade. E quem já está familiarizado com ele, se beneficiará com o ponto-de-vista de uma autora experiente e arguta. Eu já praticava a terapia floral há alguns anos antes de ler este livro e, ainda assim, achei que o modo como os florais são nele apresentados adicionaram muito à minha prática. É muito gratificante saber que um livro tão bom pode ser encontrado com facilidade nas livrarias e sites de compras na Internet, permitindo que todos os interessados possam adquiri-lo com facilidade.
O livro começa apresentando uma introdução aos Florais de Bach, em enfoque holístico, seguida de uma interpretação/ teoria de como eles funcionam e atuam em nós. Esta interpretação é solidamente baseada nas palavras do próprio Dr. Bach, às quais a autora adiciona algumas teorias e hipóteses próprias, consistentes com o seu trabalho original.
Após estas primeiras explanações teóricas, ela começa com a parte que mais interessa: a escolha correta dos Florais de Bach. Aqui, ela segue a orientação do Dr. Bach: “trate o paciente, não trate a doença.” Pois a terapia floral assume como pressuposto que é a personalidade da pessoa que deve ser tratada, para que o corpo se torne saudável, antecipando – de certa forma e até certo ponto – a medicina psicossomática.
Dessa forma, Mechthild Scheffer enfatiza, como Dr. Bach o fez antes dela, a necessidade do auto-conhecimento para que seja possível então fazer também o diagnóstico de outros. Não podemos tratar de uma pessoa a menos que sejamos capazes de tratar a nós mesmos antes. Tecendo seus comentários sobre este ponto tão importante, a autora prossegue explicando os diferentes possíveis métodos de diagnósticos, focando-se no diagnóstico através do diálogo.
Agora, chegamos ao sumo deste trabalho: a descrição das 38 essências florais que compõem esta terapia. A descrição de cada essência respeita a um padrão bastante eficaz para consultas:
- Dados botânicos sobre a flor;
- Princípio: uma primeira tentativa detalhada para mostrar a qualidade espiritual fundamental da flor;
- Sintomas-chave: os sinais mais característicos em pessoas necessitadas de cada essência floral;
- Sintomas devidos ao bloqueio de energia: extensa lista de sintomas possíveis que ajudam no diagnóstico – baseado em registros de profissionais experientes;
- Transformação potencial posterior – lista de mudanças positivas que se pode esperar da utilização adequada de cada essência;
- Medidas de apoio: sugestões de práticas e atitudes que visam facilitar e maximizar o tratamento;
- Afirmações positivas: lista de afirmações que podem ser feitas durante o período de tratamento com o mesmo objetivo que as medidas de apoio.
Após esta descrição detalhada e esclarecedora de cada uma das 38 essências florais do Dr. Bach, que por si só vale o livro inteiro, continua-se com orientações de como usar os florais na prática. Neste capítulo, encontram-se:
- Como preparar os remédios, frascos e dosagens;
- Métodos de aplicação: via oral, compressas e banhos;
- Uma série de perguntas e respostas sobre dúvidas comuns relativas à prática dos Florais de Bach.
Como encerramento, o livro tem um capítulo sobre experiências que podem acontecer durante o tratamento, como:
- Reações diferentes que diferentes pessoas podem experimentar com as mesmas essências;
- Crise de cura;
- Malogro aparente;
- Uso dos Florais de Bach com outras terapias;
- Uso das essências em grávidas, bebês e crianças;
- Uso das essências em animais e plantas.
O objetivo Mechthild Scheffer com este livro era tornar a terapia floral acessível a leigos e profissionais, como era a intenção do próprio Dr. Edward Bach. Acredito que ela conseguiu cumprir este objetivo com maestria.
Adquira o livro Terapia Floral do Dr. Bach, de Mechthild Scheffer
Adquira também:
0 comentários:
Postar um comentário